Fale conosco 41 3382 2585
![]() |
Sustentabilidade |
![]() |
A principal matéria prima na fabricação da lã de vidro é o próprio vidro. A Vamapal busca recolher todas as sucatas de vidro geradas na produção de produtos vítreos como também os resíduos de vidros gerados pela sociedade. Esse trabalho impede que o vidro seja descartado na natureza. Mesmo não poluindo o ambiente, o grande volume causa um problema em aterros sanitários. O vidro demora em torno de 1 milhão de anos para se decompor, por isso sua reciclagem ou transformação é necessária para a sustentabilidade da indústria. Com 1 Kg de vidro se produz outro 1 Kg de vidro, sem nenhuma perda. Essa é uma grande vantagem da reutilização do vidro e traz sustentabilidade para essa indústria.
A Vamapal apoia um progresso sustentável. Nenhum resíduo é gerado no processo de fabricação da lã de vidro.
Além de ajudar nessa transformação do vidro, a lã de vidro é um excelente isolante térmico e sua utilização diminui ou ate elimina o uso de aquecedor e ar-condicionado, gerando assim menor consumo de energia e emissão de gases poluentes. Em uma época em que a energia está cara, projetos de isolamento térmico ou acústico são sustentáveis e contribuem para a redução do consumo de energia.
Lã de vidro não oferece risco à saúde. OMS
Os resíduos de lã de vidro, inclusive aqueles gerados por sobras de obras, são classificados como Classe II A – não perigoso e não inerte, conforme a NBR 10004:2004. Não podem ser descartados em terrenos baldios, em sistemas de esgoto ou próximos a cursos d’água. A melhor opção para destinar os resíduos de lã de vidro são os aterros industriais classe II. As embalagens usadas dos produtos de lã de vidro como sacos plásticos e caixas de papelão sem sobras de lã de vidro podem ser destinadas para reciclagem em empresas especializadas.